Inicialmente íamos traduzir completamente a live que a Blizzard fez na Twitch(11/10/2018 às 15h no horário de Brasília), porém muito do que Ion Hazzikostas falou foi apenas conjuntura e encheção de linguiça, lamentavelmente. Metade das perguntas foram sobre Azerita, algumas sobre balanceamento de classes e outras(praticamente todas, na verdade) foram motivo de chacota no bate-papo da stream. Baseado nisso, vamos apenas sintetizar as respostas de forma que respondam a pergunta(e o porque) e cortar fora a enrolação, não será uma tradução ao pé da letra.. Sem mais delongas, as perguntas!
1- Durante a última atualização de Armadura de Azerita, voces mencionaram que adicionariam mais um anel de Poderes de Azerita de especializações específicas. Os itens serão configurados para que o mesmo talento não apareça repetido no mesmo equipamento?
Por Azemane
R: Não, os talentos não serão repetidos, o objetivo é aumentar a variedade e possibilidades.
2- Voce considera mudar o sistema de Azerita para ter os talentos salvos pela especialização, ao invés de por equipamento? Ter um set de equipamento 380 é tão frustrante que eu evito fazer outros conteúdos por causa da reforja.
Por War
R: Não. Ion desenvolveu toda uma articulação falando sobre ter o objetivo que os jogadores tenham mais foco em sua especialização, ou que entendam que apenas uma parcela dos jogadores está num nível de End Game que qualquer porcentagem de dano a mais conta, portanto uma mudança como essa não está no calendário.
3- Como que restringir a troca de talentos de Azerita através do aumento exponencial de ouro para reforja ajuda no gameplay? Com o novo anel nos equipamentos de Azerita parece que os jogadores que utilizam múltiplas especializações serão penalizados.
Por Turnberry
R: Não queremos restringir, mas sim impedir que os jogadores simplesmente fiquem trocando os talentos de Azerita constantemente, por isso o custo de Reforja. Deixamos um custo baixo inicial que cai a cada três dias justamente por causa de classes com especializações diferentes. Alguém que joga de Paladino por exemplo, joga de Retribuição, porém o tank da raid não veio e agora ele precisa mudar para Proteção. A ideia desse sistema não é restringir, mas sim apenas regular um pouco.
3- Terão novos talentos de Azerita em itens de Azerita de Masmorras Míticas+ em 8.1 e além? Ou nós que fazemos Míticas+ como conteúdo End Game ficaremos presos com os mesmos talentos de Azerita por dois anos de expansão?
Por Erìs
R: Sim, vamos desenvolver novos talentos, nosso objetivo é que o sistema de Azerita continue evoluindo como um todo, e isso incluí loot de masmorras míticas+.
4- Algum plano de mudar como conseguir itens de Azerita de Masmorras Míticas+? O fato de só ter a chance de conseguir pelo baú semanal é entristecedor e frustrante.
Por Korrax
R: Também não estamos contentes com a situação atual, estamos tentando desenvolver algum meio termo que faça sentido pro cenário atual do jogo como um todo. Pensamos em liberar como loot ao final da masmorra, porém isso faria com que jogadores simplesmente repetissem a mesma masmorra várias vezes. O problema disso é que alguns fazem poucas masmorras apenas para liberar o baú semanal +10, e outros tem as masmorras míticas+ como sua principal atividade dentro do jogo. Novamente, entendemos o quanto é frustrante não ter controle sobre o loot que vai vir no baú semanal, não estamos satisfeitos e estamos estudando uma forma de melhorar esse sistema.
5- Qual é a desses talentos de Azerita que requer outras fontes como WoWHead para entender como funcionam? Reforjar itens de Azerita rapidamente se torna um custo altíssimo, então testar por si mesmo não é uma boa opção.
Por @imFrode
R: Alguns talentos realmente não explicam muito bem o que fazem, e isso foi um erro de design na hora que as descrições foram feitas, e futuramente vamos fazer as devidas correções para o jogador não precisar de sites de ajuda para entender o funcionamento de determinados talentos de Azerita.
6- Voces vão “aposentar” alguns dos talentos de Azerita no 8.1? Atualmente dá a impressão que tem tantos deles, e os que vão vir no 8.1 parecem ser tão poucos comparados com os atuais.
Por @Johnasskittles
R: Sabemos que anteriormente falamos que não faríamos isso, mas é uma discussão que estamos tendo desde então. Vendo os novos talentos de Azerita no PTR tomamos a decisão de realmente aposentar alguns dos talentos mais antigos que não são tão populares ou que não funcionam bem, alguns por números baixos, o que torna uma questão de melhorá-los, e outros não são muito bons em seu próprio design, pois são tediosos e não incrementam o gameplay, acabariam interferindo de uma forma muito grosseira na rotação/modo de jogar, ou simplesmente não funcionam bem. Esses serão aposentados.
7- Os tanks estão sendo revisados? É extremamente frustrante que guildas estão majoritariamente procurando por Monges ou Cavaleiros da Morte pois estão muito fortes comparados aos outros.
Por Anti
R: Sim, balanceamento de tanks é algo que estamos de olho, e sabemos que Monks e DKs estão na frente dos outros em questão de facilidade de se manterem vivos, e Guerreiros/Druidas Guardiões estão caindo atrás. Estamos trabalhando para trazer mudanças para o PTR, queremos trazer algumas mudanças para os tanks, alguns melhores em sustentar dano físico, outros mágico, bem como utilidades diferentes: O que esse tank traz para o grupo além de segurar o dano? DK pode agarrar inimigos para perto, monge tem mais mobilidade, e assim vai.
8- Xamãs Restauração são excelentes na hora de curar aliados agrupados, porém são péssimos quando estão espalhados, enquanto outras classes são excelentes nos dois. Também somos a pior classe para curar em Míticas+. Quais mudanças de talentos e na especialização podemos esperar baseado no imenso feedback que demos para vocês?
Por Darkani
R: Sabemos da situação e estamos trabalhando nisso. Queremos que especializações diferentes tenham pontos fortes e fracos diferentes, mas ficar tão atrás é um problema. Os xamãs tem talentos bons para situações diferentes, o que realmente precisamos é aumentar os números.
9- Moo. Os novos Warfronts vão rodar em paralelo com o atual? Ao invés de esperar 3-4 semanas para um novo ciclo, vamos esperar apenas 1-2 semanas?
Por Triviacow
R: Sim, estarão rodando em paralelo. Voce poderá por exemplo, ficar na fila de espera para o Warfront de Arathi enquanto faz quests do Warfront em Costanegra.
10- Voces tem algum plano para reajustar a área inicial dos Cavaleiros da Morte com a chegada das Raças Aliadas?
Por Ghenka
R: Atualmente não, entendemos que jogadores querem jogar de DK com as Raças Aliadas, porém agora temos problemas maiores para resolver, mas essa é uma questão que definitivamente iremos lidar no futuro.
11- Algum plano para facilitar o desbloqueio das Raças Aliadas implementadas em Legion?
Por @Thommus_
R: Sim, estamos pensando em dobrar a quantidade de reputação que World Quests dão para reputações antigas.
12- Como acham que a forma que a Raid do Cerco à Zuldazar vai afetar a corrida pelo Mythic World First, partindo do princípio que a Horda e a Aliança tem caminhos diferentes.
Por Sicarius
R: Antes de mais nada, estamos pensando em mudar o nome da raid para Batalha de Dazar’Alor, afinal não é um cerco, e sim uma incursão rápida, e não é em Zuldazar inteira, apenas em Dazar’Alor. Sobre a pergunta, querendo ou não, para completar a raid vai precisar fazer os Boss do próprio lado. Sabemos que essa situação da primeira Kill vai causar um certo debate, mas todo o conceito de World First não foi algo criado pela Blizzard, e sim pelos jogadores, que tomou uma proporção enorme ao longo dos anos, então fica a critério dos jogadores decidir qual será a mais impactante ou importante.
13- Trinkets da raid Uldir foram péssimos em comparação aos de fora da raid. Devemos esperar mudanças no 8.1 ou simplesmente continuar farmando Forja Titanica em Miticas+/World Quests?
Por Jaarthan
R: Sim, podem esperar trinkets melhores e mais efetivos em 8.1, principalmente na Raid.
14- Algum plano concreto para deixar as Expedições Insulares mais variadas? A estrutura atual é apenas dar AoE e minerar até o final.
Por Tyris
R: Sim, vamos adicionar novos encontros e sistemas nas Expedições, como Pontos de Controle ou Extração que precisam estar dominados por uma facção para gerar Azerita. Também queremos aumentar a variedade total de monstros e encontros aleatórios dentro das expedições.
15- Voces disseram que servidores de RP não seriam afetados por cruzamento de servidores, porém vi diversos jogadores de outros servidores no servidor Emerald Dream, o que está acontecendo?
Por Nayrock
R: Precisamos desse sistema de cruzamento de servidores para estabilizar os servidores, alguns são muito vazios e outros muito cheios, e isso é um problema ainda maior em locais muito populosos como capitais ou áreas de World Quests mais importantes. Com Warmode ligado fica ainda mais importante, inclusive em servidores de RP.
16- Atualmente terminar a Campanha de Guerra para pegar o último Seguidor demora muito, alguma ideia em como deixar mais fácil para alts?
Por @runaetus
R: Iremos aumentar a reputação que personagens ganham de reputação completando missões da campanha de guerra, isso vai ajudar a catapultar o personagem para o próximo capítulo. Iremos colocar mais sistemas onde parte do progresso do seu personagem principal será adicionado para seus alts.
Assim terminou o Q&A, espero que esse post ajude a esclarecer algumas dúvidas!
Estou a disposição para críticas e sugestões tanto por aqui quanto pelo Facebook.
Boa noite, e boa sorte!