É um grande dia para fãs de Undertale!
No final de outubro, Toby Fox lançou o primeiro capítulo de um novo jogo: Deltarune.
Tudo está detalhado em inglês num post oficial dele sobre o assunto.
“Basicamente, o que você está vendo aqui não é no mundo de UNDERTALE.
O mundo e final de UNDERTALE estão do mesmo jeito que voce os deixou.
Se todos estavam felizes no seu final, as pessoas em UNDERTALE continuam felizes.
Então, por favor, não se preocupe com esses personagens e aquele mundo. Ele vai continuar intocado.
Refraseando, o mundo de DELTARUNE é totalmente diferente.
Com personagens diferentes, que viveram vidas diferentes.
Uma história completamente nova vai acontecer…
Eu não sei do que chamar esse tipo de jogo.
É só um jogo que você pode jogar depois de terminar UNDERTALE, se quiser.
É isso.”
“Quando o próximo capítulo vai ser lançado?
Essa é uma pergunta difícil.
Quando fiz a demo de UNDERTALE, fiz para provar para mim mesmo que era possível fazer um jogo sozinho (com alguma ajuda na arte).
Porque eu consegui fazer em alguns meses, eu senti que provei que era possível.
Agora, fazer a demo de DELTARUNE…
Levou alguns anos.
Então, considerando o tamanho do resto do jogo e quanto tempo estou disposto a investir num projeto (7 anos no máximo) acho que é impossível fazer esse jogo.
Muitas coisas tornam mais difícil do que o último:
- Os gráficos são muito mais complicados e não estão na minha especialidade(batalhas em preto e branco era fácil)
- O sistema de batalha com múltiplos personagens é muito mais complicado(vou escrever mais sobre depois)
- O mundo geral e outras seções são muito mais complicados por causa de múltiplos personagens
- Ter múltiplos personagens principais é muito mais difícil de escrever, principalmente tendo que introduzir todos no capítulo 1
- A cidade inteira teve que ser construída corretamente logo no começo para poder aplicar corretamente o resto do jogo
E outros problemas além desses:
- Dificuldade em começar tarefas/se concentrar nelas, e dificuldade generalizada em prestar atenção
- Viagens e outras responsabilidades como tradução
- Dúvida própria e desgaste em relação à criação do jogo
Em suma, não é possível fazer esse jogo sozinho (e com a Temmie)
Porém TALVEZ seja possível se eu conseguir montar um time.
Então eu vou tentar montar um time. Porque eu realmente quero fazer esse jogo. Mas talvez eu não consiga ter sucesso pois não tenho nenhuma experiencia de sucesso gerenciando um time e não tenho a menor ideia de com quem vou trabalhar.
Partindo do princípio que ainda não comecei a montar uma equipe eu não tenho a menor ideia de quando vou completar o jogo. Eu poderia levar 999 anos dependendo do nível de eficiência.
Aliás, eu pretendo lançar todos os capítulos de uma só vez quando completá-los.
Só não tenho certeza de quanto tempo isso vai levar.
Voce vai poder comprar todos os capítulos numa tacada só, será a única opção. Não vou fazer pré-compras porque não gosto disso. Me parece ser o melhor jeito de não queimar ninguém.
O preço é desconhecido, depende do quão longo vai ser o jogo, e o quanto vai custar pra fazer.
Eu não sei nada sobre consoles, etc. Ainda vai ser anunciado pois na data de lançamento estaremos no Playstation 14 ou coisa do tipo.
Resumo da ópera…não tenho idéia de quando vai ser lançado.”
Agora, quanto a análise(SEM SPOILERS):
Toby Fox afirmou que Deltarune não se passa no mesmo mundo de Undertale, porém as semelhanças são gritantes. Todos os personagens estão lá, com a mesma personalidade e jeito de ser, e conversando com eles quem fez o jogo em modo pacifista provavelmente sentiu uma nostalgia confortável e aconchegante. Quem completou no modo genocida simplesmente vai começar com a sensação de ser um xerox de Undertale.
A narrativa e diálogos seguem um ritmo parecido com a primeira obra de Toby Fox, uma profecia desenrolando com personagens carismáticos cumprindo seu papel. Cada personagem novo tem sua própria personalidade bem definida, e esteriotipada na medida certa. Os inimigos estão mais caricatos, até pelo estilo de arte, tanto no visual quanto na personalidade, e o jogo no geral retém toda a irreverencia e “meia-inocência” de Undertale.
O estilo de arte está parecido, porém mais detalhado, bonito, e com mais cores. Os cenários e personagens possuem mais detalhes e movimentos, demonstram mais vivacidade nos movimentos e tudo segue um estilo de arte muito bem encaixado em pixel art. Os personagens estarem com mais animações deixou tudo mais bonito e fluido, sempre contrastando cores escuras com detalhes e complementos em cores vibrantes ou neon. Os inimigos possuem bastante personalidade em seu visual, assim como em Undertale, e a agora você os vê andando pelo mapa, então é possível desviar deles para evitar o combate.
Uma nova mecânica no combate foi adicionada: TP. É um sistema de “energia” que é obtida através de usar algumas ações em combate ou desviar por pouco dos projéteis inimigos. O resto das lutas em si segue a mesma lógica de Undertale, acontece em turnos, e quando o oponente ataca voce ainda controla o coração para desviar dos golpes dos adversários. É possível atacar, defender(diminuí o dano recebido caso seja alvejado por algum inimigo e gera TP), usar itens, magias, ou ações.
Duas magias interessantes são uma que cura um jogador, e outra que pacifica um inimigo fragilizado por ações. Outro fator interessante são múltiplos personagens no combate ao mesmo tempo, cada um podendo realizar uma ação individual, ou combinadas com outros personagens.
A narrativa continua singela e envolvente, com MUITAS referencias de Undertale e as piadas que já são características de Toby Fox. A história se desenrola de forma interessante, e a interação entre os personagens está sempre circulando entre algo leve e divertido, e algumas cenas de tensão, mas o primeiro capítulo é majoritariamente tranquilo. A história tem um potencial muito bom e os personagens possuem uma química muito boa entre si, suas interações são críveis (para o universo do jogo, obviamente) porém…assim como Toby Fox mencionou, não é Undertale, não é a mesma sensação nem o mesmo sentimento, mas foi assim que ele planejou.
Quer sentir na pele? É só baixar Deltarune no site oficial, é de graça!
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