Dia 21 de setembro de 2018 a empresa de jogos Telltale games anunciou o encerramento de suas atividades, as vendas fracas motivaram tal decisão. Dos 250 funcionários da empresa, apenas 25 foram retidos para continuar um projeto com a Netflix, Minecraft: Story mode. Criadora de títulos amados pelos fãs de jogos de narrativa como The Walking Dead, The Wolf Among Us e Tales From the Borderlands, este foi o tweet oficial lançado pela empresa sobre o assunto:
— Telltale Games (@telltalegames) September 21, 2018
“PARA LANÇAMENTO IMEDIATO:
Hoje a Telltale Games tomou a difícil decisão de iniciar o fechamento da maior parte do estúdio, seguindo um ano marcado por desafios implacáveis. A maioria dos nossos funcionários já foram dispensados hoje de manhã, restando apenas um pequeno grupo de 25 pessoas para terminar as obrigações da empresa com seu quadro e parcerias. CEO Pete Hawley transmitiu a seguinte declaração:
Foi um ano incrivelmente difícil para a Telltale enquanto trabalhávamos para levar a empresa para um novo rumo. Infelizmente, nós ficamos sem tempo tentando chegar lá. Nós lançamos um de nossos melhores conteúdos esse ano e recebemos uma quantidade tremenda de respostas positivas, mas no final, não se traduziu como vendas. Com o coração pesado, nós vemos nossos amigos indo embora hoje para espalhar nossa marca de narrativa pela indústria de jogos.
A Telltale irá tratar de futuros comentários a respeito do portfólio de seus produtos nas próximas semanas.”
Alguns projetos que estavam confirmados e eram ansiosamente aguardados pelos fãs ficaram cancelados:
– The Wolf Among Us Season 2
– Game of Thrones Season 2
– Batman: The Enemy Within
– Stranger Things
A ex-funcionária da empresa, Emily Grace Buck, fala um pouco sobre isso em seu Twitter:
I know you're wondering about what's going on with the previously announced games…
– Seems like Walking Dead: The Final Season Ep 2 is still dropping Tuesday
– Wolf S2 & Stranger Things are canceled
– Not sure what else I can say
– Don't ask former devs about it right now— Emily Grace Buck @ Sweden Game Conf (@emilybuckshot) September 22, 2018
“Eu sei que voce está se perguntando o que está acontecendo com os jogos previamente anunciados…
– Aparentemente The Walking Dead The Final Season Ep 2 ainda será lançado terça-feira
– The Wolf Among Us & Stranger Things foram cancelados
– Não tenho certeza do que mais posso falar
– Não pergunte para prévios desenvolvedores sobre isso agora
—
– Suas opiniões sobre a empresa estar tomando decisões estranhas/não muito boas não são novas, surpreendentes ou reveladoras para nenhum de nós.
– NÓS SABEMOS
– NÓS SABÍAMOS
– NÓS DEMOS NOSSO MELHOR E/OU NÃO CONSEGUÍAMOS FAZER NADA A RESPEITO
– NÓS SÓ QUERÍAMOS FAZER BONS JOGOS PARA VOCES E AGORA ESTAMOS SEM OPÇÕES”
Esses projetos muito provavelmente estarão acabados junto com a empresa, que por sua vez anunciou falência. O problema é: A empresa tinha seus esqueletos no armário, reclamações de gerenciamento tóxico e sobrecarga de trabalho foram denunciadas por ex-funcionários da empresa, denuncias como 100 horas semanais de trabalho e aproximadamente 20h de trabalho por dia fizeram funcionários se retirarem da Telltale. A pane aumentou quando a nova direção da empresa começou a abraçar mais projetos do que os funcionários conseguiam desenvolver. Brandon Cebenka, outro ex-funcionário, fala sobre:
Re: I got laid off at Telltale
None of my sleepless nights or long hours on weekends trying to ship a game on time got me severance today. Don’t work overtime unless you’re paid for it, y’all. Protect your health. Companies don’t care about you.
— Brandon Cebenka (@Binkysaur) September 21, 2018
“Sobre: Minha saída da Telltale
Nenhuma das minhas noites em claro ou longas horas em finais de semana tentando lançar um jogo dentro do prazo pagaram minha indenização hoje. Não trabalhe hora extra a não ser que esteja sendo pago para tal. Proteja sua saúde. A empresa não liga para você.”
A Telltale demitiu mais de 200 funcionários sem aviso prévio ou ressarcimento/indenizações depois de colocá-los em estado de ‘Overclock’ humano, abraçou projetos demais para funcionários de menos, e expremeu até a última gota de seus desenvolvedores. É de se esperar que isso se tornou um coquetel para a Telltale Games ir à bancarrota.
É particularmente entristecedor ver uma empresa que desenvolveu tantos títulos maravilhosos para a área de narrativa terminar dessa forma, uma crise por conta da má administração e abuso. Empresas como Bioware, Microsoft e Blizzard certamente terão espaço para os até então desenvolvedores da Telltale, visto que sua competência e habilidade eram notórias.
O que restou foi o legado de jogos com gráficos cartunizados, narrativa excepcional, personagens cativantes e momentos que mexiam com o emocional do jogador.